top of page

Alimentação dos Bebés

coelhinho-fofo-casal-abracando-na-lua_37

O principal alimento dos bebés tanto em coelhinhos como em todos os animais do mundo (os mamíferos), é o leitinho das suas mamãs e nós não somos diferentes, por isso até aos 2 meses é o que comemos, o leitinho bom que a nossa mamã nos dá 2 vezes por dia, de manhã e à noite.

O leite é tão bom que tem tudo o que precisamos para crescer fortes e com saúde, além disso é através dele que ficamos a saber o que podemos ou não comer, e que o nosso organismo aprende a digerir certos nutrientes, eu explico, quem já foi mamã sabe que se comerem algo picante esse picante vai passar para o leite e o leite vai ficar picante e que depois o vosso bebé se calhar não vai gostar muito, o mesmo acontece com o nosso leite, todas as ervas, verduras e frutos que comemos passam para o nosso leite e assim para os bebés, preparando o organismo deles para aprenderem a processar quando forem maiores.

Por volta dos 2 meses começamos a sair da toca e a comer o que a mamã nos deixa, podem ser ervas, feno, verduras, na verdade a mamã é que sabe e se ela nos deixa comer nós comemos, mas também só comemos um bocadinho pequenino é assim que o nosso corpo vai começando a aprender a processar estes alimentos, depois aos poucos vamos começando a ingerir mais e mais variedade até que por volta dos 4 ou 5 meses já comemos de tudo e já andamos a correr por todo o lado.

Mas e quando já não estamos com a nossa mamã?

Nesse caso, até aos 2 meses (de preferência) temos que beber leitinho em pó, do que se vende na farmácia próprio para coelhinhos ou animais, ou então se não houver, podemos beber leitinho de Cabra, não pensem que comemos muito, na verdade comemos muito pouquinho ao inicio 5ml e já está, se estivermos fraquinhos não vamos conseguir mamar no biberon, por isso às vezes uma seringa ou um conta gotas ajuda, é preciso ter muito cuidado para o leitinho não ir para o nariz ou pulmões!

E como saber se estamos a tomar o leitinho todo ou não?

O melhor é antes de cada mamada observar a nossa barriguinha, ela vai estar pequenina e enrugada como nesta imagem:

  

bebés

Versão em Inglês - aqui.

Versão em Espanhol - aqui.

coelhinhos

Versão em Inglês - aqui.

Versão em Espanhol - aqui.

Depois de mamarem o leitinho e para teres a certeza de que eles realmente mamaram e estão bem alimentados vê novamente as suas barriguinhas, elas devem de estar redondinhas e cheias como nesta imagem:

  

 

Quando estiveres a mexer nos bebés tem atenção para não teres as mãos frias, os bebés são muito pequeninos e têm dificuldade em manter a sua temperatura corporal, por isso é importante teres as tuas mãos bem quentinhas, além disso, enquanto estiveres a dar  o leitinho os bebés têm que estar com a barriga para baixo.

Tal como se estivesse-mos com a nossa mamã comemos de 12h em 12h , se vires que estamos muito fraquinhos podemos comer uma dose extra a meio destas 12h.

Depois a partir dos 45 dias, podemos começar a comer papa (se quiseres vê aqui como fazer papinha), na verdade é só para fazer uma transição para os sólidos, mantemos as duas refeições por dia e juntamos feno à  descrição para eles irem mordendo e comendo.

Com isto já estamos a chegar aos 2/3 meses, agora já devem de comer ração júnior (atenção que a ração mantém as mesmas regras da ração para os adultos, ser homogénea e aborrecida, vê aqui se quiseres), a quantidade deve de ser sempre a que está indicada na embalagem para coelhinhos bebés, ainda são muito pequeninos para comerem apenas uma colher de sopa ou uma chávena de café, essas medidas são só para coelhinhos adultos e que já fazem uma dieta completa,  feno Timóteo sempre disponível e se quiseres podes juntar um feno complementar, desde que seja simples, sem frutas, vegetais ou ervas à mistura ( se quiseres ver os tipos de feno e as regras do feno vê aqui), como são pequeninos e precisam de cálcio para fortificar os ossos e ajudar a crescer fortes e saudáveis é muito importante que comam Alfalfa (já sabes o que vou dizer não é? Aqui tudo sobre Alfalfa), mas não podem comer muito ou ficam com problemas, por isso uma mão cheia 3 vezes por semana e porquê? Porque assim vocês conseguem controlar o que comem de alfalfa, quando comem e nos intervalos dá tempo ao organismo para processar o cálcio e assim não sobcarrega os rins e bexiga.

Há quem defenda que só devem de comer isto até aos 6 meses, mas como disse ali em cima, quando estamos com a nossa mamã, aos 2 meses já começamos a sair da nossa toca e quando vimos cá fora, vamos comendo algumas ervinhas, por isso, se quiseres por volta dos 2/3 mesinhos podes com muito cuidado e muita calma começar a dar algumas ervas e verduras aos teus coelhinhos, não te esqueças que a introdução deve de ser feita com muita calma, um bocadinho muito pequenino de cada vez, esperar sempre 1 ou 2 dias para ver se há alguma reação, não fazer misturas até ter provado tudo e perceber se nenhuma faz mal e começar sempre pelas mais básicas, como camomila, dente de leão, tanchagem, malvas, coentros, rúcula, agrião, sálvia, folhas de framboesa, etc.

Mas atenção! Legumes e fruta é que é só mesmo a partir dos 6 meses! E porquê? Porque são muito ricos em açúcares e o nosso organismo não reage muito bem ao açúcar, por isso quanto mais tarde comermos melhor e sempre só um bocadinho como treat.

  

coelhinhos
bottom of page