top of page

Cabos

coelhinho-fofo-com-ilustracao-em-aquarel
29%20Sem%20T%C3%ADtulo_20210202063756_ed
logotipo
29%20Sem%20T%C3%ADtulo_20210202063756_ed
logotipo
29%20Sem%20T%C3%ADtulo_20210202063756_ed
logotipo
29%20Sem%20T%C3%ADtulo_20210202063756_ed
logotipo

Cabos, ou o Feno branco ou até o Feno picante, pode ter muitos nomes, mas no fundo nós coelhinhos gostamos é de lhes meter os dentinhos!

Ter uma casa pronta para receber um coelhinho ou como muitos dizem "uma casa à prova de coelhinhos" é ter uma casa sem fios à vista, ou que possamos deitar o dentinho.

O primeiro passo é esconder os fios, em vez de os terem no chão tentem meter num sitio alto, onde não consigamos chegar, quando isso não é possível é importante ser criativo e tentar arranjar soluções, não se esqueçam que aquilo que funciona com uns coelhinhos, pode não funcionar com outros.

Existem uma calhas próprias para meter fios, são uma que se colam à parede ou ao chão , metem-se os fios lá dentro e depois tapam-se fica como se fosse uma caixinha fina ao longo da parede, é uma solução, para esconder os fios, principalmente se o coelhinho for pequenino ou não muito destruidor, sei de coelhinhos maiores, que só com duas dentadas conseguiram partir a calha.

Outra opção é enrolar os fios dentro de uma espécie de mangueira que costuma haver à venda nas lojas de informática ou de eletrodomésticos, são uns tubos ou mangueiras em que se mete lá dentro os fios, podem ser parecidos com os tubos dos aspiradores, ou para quem é mais antigo e se lembrar, como o fio dos telefones antigos, em espiral. Existem uns mais grosso e outros mais finos, têm que ver mediante o vosso coelhinho o que é mais indicado e meter todos os fios aí dentro.

Se os fios são daqueles que estão colados aos roda pés da vossa toca aí temos que partir para ideias mais engenhosas ou criativas, podem aproveitar e colocar um novo roda pé mais alto à frente do que já existe, assim protege o roda pé e os fios e se o coelhinho resolver roer, não vai estragar nada, podem fazer com tábuas de madeira sem serem tratadas e apenas um bocadinho mais altas que o roda pé e podem colar com fita cola de dupla face,  se quiserem embelezar em vez de uma tábua liza podem meter cerca baixinha e pequenina, como tem à venda nas lojas de bricolagem e jardim para os canteiros, fica original.

Se os cabos estão todos concentrados apenas num local, podem criar uma barreira para o coelhinho não ir até lá, podem fazer com uma grade ou até com um bocado de cartão, mas neste caso têm que ter cuidado para ver se o coelhinho não roí o cartão e chega aos fios, é que às vezes se não virmos os fios não temos vontade de os roer por isso se eles estiverem escondidos e não os vermos não vamos ter vontade de ir lá roer.

Sempre que os vossos coelhinhos roerem um cabo é uma chatice para vocês que ficam sem um cabo que com certeza deve de ser muito importante, pode causar uma subcarga no quadro elétrico e este vir abaixo ou até mesmo queimar algum disjuntor  e para os coelhinhos, porque se o cabo estiver ligado à eletricidade ele pode eletrocutar o coelhinho e assim este pode ficar com lesões internas e externas graves e até morrer.

Se virem que o vosso coelhinho está muito quieto, com os bigodes chamuscados, possivelmente com a boca queimada, liguem ao vosso veterinário e vão com o vosso coelhinhos de urgência para a clinica.

Quando os choques são pequenos normalmente ficamos com os pelos do bigote ligeiramente chamuscados ou enrolados, mas mesmo assim continuamos a achar tão deliciosos os cabos.

cabos
bottom of page